Fotos: Santino Roberto Medeiros

Cícero Simplício do Nascimento, o "Cizin", é um artista natural do município de Aurora, na região do cariri, que encanta seus conterrâneos com esculturas feitas de areia e outros materiais. Ele iniciou a carreira nos anos 80, sob a influência de seu irmão, também artista, Nêgo Simplício.

Recentemente, uma de suas obras, o Cristo, viralizou nas redes sociais, dando rápida e intensa projeção ao trabalho do escultor autodidata.

Na arte contemporânea, artistas utilizam-se de vários materiais para se expressar. Para Cizin, o material por excelência é a madeira onde ele alcança a primazia em seu trabalho.

Ao contemplar um dos trabalhos de Cizin no Facebook e no Instagram, pessoas não param de comentar sobre a escultura do Cristo esculpida logo após a linha do trem, no bairro Araçá, em frente à Câmara de Vereadores de Aurora.


O processo criativo é manual: O arista aurorense empilha a areia úmida e começa a moldá-la, buscando sua expressão e o movimento que lhe dará vida. Quando ele encontra, utiliza, além das mãos, uma varinha afiada e um borrifador de água para suavizar aquela expressão e transmitir vida.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.