SITE-2-c-pia

Conta de energia fica mais cara a partir deste sábado no Ceará


Foto: Reprodução

A conta de luz da Enel no Ceará fica mais cara a partir deste sábado (22). O aumento é de 3,62% e foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Enel Ceará atende cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do estado.

O reajuste solicitado pela Enel por categoria de consumidor foi:

consumidores residenciais: 3,62%

consumidores de tensão média: 4,47%

alta tensão (indústrias): -3,74%

aumento médio: 2,28%

De acordo com a Enel Ceará, a diferença verificada entre os índices para alta e baixa tensão se deve à nova estrutura de custo da revisão tarifária periódica e às novas tarifas de referência da companhia, cujo custo médio para consumidores na baixa tensão cresceu consideravelmente em relação à última revisão da distribuidora, em 2019.

Ajudaram como itens de redução dos índices calculados, segundo a Enel, alguns componentes financeiros apurados no atual processo tarifário, entre eles:

Reversão do risco hidrológico (-1,86%);

Ressarcimento de PIS/Cofins decorrente lei nº 14.385/2022 (-4,51%),

Neutralidade desses créditos na revisão tarifária extraordinária de julho de 2022 (1,20%);

Financeiro Modicidade Eletrobras, correspondente ao valor aportado pela Eletrobras à Enel CE nos termos da Resolução CNPE nº 15, de 2021 (-2,59%).

Na Consulta Pública, ainda serão definidos os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de

Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), para os anos de 2024 a 2027.

Conteúdo do G1 Ceará

Google Plus

Henrique Macêdo

0 Comentários :

Postar um comentário