Fotos: Redes sociais

Leitura de fake news em sala de aula. Esse é o tema do livro lançado pela professora, pesquisadora, doutoranda e mestra em linguística aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Débora Leite de Oliveira. A obra, que foi realizada pela UECE, através do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, foi lançada nesta quarta-feira (5), na EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, em Aurora.

O evento, que deu largada para o circuito de lançamento do livro, reuniu estudantes das redes pública estadual, municipal e particular, universitários, professores, representantes do Poder Público de Aurora e a sociedade de um modo em geral.

Durante o lançamento, houve um momento de debate sobre a obra, de celebração e de reencontros.

Sobre o livro

O livro, que é resultado de uma pesquisa de mestrado, surgiu da percepção do desafio de qual maneira a construção de sentidos realizada conjuntamente com estudantes de ensino médio de uma escola pública estadual pode favorecer o reconhecimento ou a descoberta de pistas (con)textuais que evidenciam falsas informações em publicações compartilhadas em redes sociais.

Os resultados dos estudos apontam que foi possível construir conjuntamente sentidos e viver o evento textual a partir da interação entre o pesquisador e o grupo de estudantes da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, de Aurora, de modo a serem perceptíveis suas mudanças de concepção e postura em relação às fake news.

Próximo lançamento

Dia 28 de abril, sexta-feira, às 19h, por meio do projeto da Associação de Escritores Cearenses-ACE, pela editora Luazul no Shopping Benfica, em Fortaleza.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.