SITE-2-c-pia

Governador Elmano de Freitas vistoria a barragem de Jati como parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco


Foto: Casa Civil

O governador Elmano de Freitas realizou uma vistoria na barragem de Jati, em Ceará, neste sábado (27), como parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A visita contou também com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Elmano de Freitas destacou a importância dos recursos federais chegarem à Região do Cariri para garantir segurança hídrica aos cearenses.

A barragem é o ponto de partida do Cinturão das Águas (CAC), que foi projetado para possibilitar uma maior distribuição das vazões transferidas pelo PISF. No trecho 1, que vai de Jati a Cariús, são cerca de 146 km de extensão, incluindo canais a céu aberto, túneis e sifões, com o objetivo de conduzir a água proveniente do Projeto de Integração do São Francisco até o Açude Castanhão e, futuramente, à Região do Cariri.

Waldez Góes ressaltou que sua visita ao Ceará foi uma determinação pessoal do presidente Lula, tratando o caso de Jati como prioridade.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Evandro Leitão, Guilherme Landim e Jeová Mota; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro; a prefeita de Jati, Monica Mariano; o prefeito de Barbalha, Guilherme; o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, além de outras autoridades.

Para a Região do Cariri, segunda região mais populosa do Ceará, o CAC representa um aumento significativo na segurança hídrica para o estado. Ao aproximar a água do PISF de todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, o CAC também aumenta a disponibilidade hídrica para os diversos usos de toda a população caririense.

Google Plus

Henrique Macêdo

0 Comentários :

Postar um comentário