Últimas Notícias
latest

PRF, PF, IBAMA, URCA e ONG realizam fiscalização contra o tráfico de fósseis na região do Cariri


Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Federal (PF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a ONG BiodiverSE, realizou a Operação Calanguban entre os dias 11 e 20 de maio. A ação teve como objetivo combater o tráfico de fósseis e de animais silvestres na região do Cariri, no Ceará.

No início da operação, os agentes receberam treinamento sobre a fiscalização de crimes ambientais relacionados ao patrimônio fossilífero e faunístico do Brasil, bem como a identificação de fósseis e animais silvestres traficados na região da Bacia do Araripe.

Durante as fiscalizações realizadas nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri, foram apreendidos 14 fósseis do período cretáceo inferior, com aproximadamente 120 milhões de anos. Além disso, foram apreendidas 200 aves da fauna nativa.

A operação resultou na aplicação de multas no valor total de mais de R$ 100 mil pelo IBAMA, além da responsabilização por crimes ambientais.

Os fósseis são considerados patrimônio da União e, portanto, sua venda, retirada do país ou posse por pessoas físicas são proibidas por lei. Eles desempenham um papel importante no estudo da evolução das espécies e têm impactos positivos nas áreas da agricultura, pecuária e saúde.

Com a Operação Calanguban, a PRF busca ampliar a capacitação de seus policiais no combate a esse tipo de crime, por meio do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM).

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário