Últimas Notícias
latest

Após cinco meses do fim da quadra chuvosa, Açude Cachoeira está com armazenamento acima dos 80%


Foto: João Filho

Cinco meses após o término da quadra chuvosa, o Açude Cachoeira, situado em Aurora, demonstra uma capacidade hídrica acima dos 80%, de acordo com informações fornecidas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Segundo dados da Cogerh, o reservatório atualmente conta com 88,48% de sua capacidade total, equivalente a 30,37 milhões de metros cúbicos (m³) de água. No mesmo período do ano anterior, o Açude Cachoeira mantinha um volume de 78,95% de sua capacidade, representando 27,1 milhões de metros cúbicos (m³) de água.

O primeiro trimestre de 2023 marcou um ponto alto para o Açude Cachoeira, registrando o seu melhor volume hídrico dos últimos 14 anos. Durante esse período, o manancial recebeu um aporte de aproximadamente 7,46 milhões de metros cúbicos (m³) de água, de acordo com informações da Cogerh. O Açude Cachoeira tem uma capacidade de acumular 34,33 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Em 15 de março, o manancial atingiu o seu volume total.

O Açude Cachoeira enfrentou um de seus momentos mais críticos em 8 de fevereiro de 2020, quando atingiu o chamado "volume morto" e detinha apenas 6,40% de sua capacidade.

Construído em 2000, o Açude Cachoeira é uma parte fundamental da Bacia do Salgado e desempenha um papel estratégico na reserva de água da região. O manancial é utilizado para abastecimento, irrigação e outras atividades essenciais.

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário