Últimas Notícias
latest

MEC prorroga prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies


Vinícius Schmidt/Metrópoles - Foto

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do período de inscrição para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 30 de novembro. As inscrições, realizadas exclusivamente pela internet no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, são gratuitas. Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados em 4 de dezembro.

Podem se inscrever estudantes com matrícula ativa, cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies ofertado nesta edição. Além disso, é necessário atender às demais exigências do programa, incluindo ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos.

Os selecionados poderão contratar o financiamento com abrangência a partir de julho de 2023. Esta retomada do Fies Vagas Remanescentes, interrompido desde 2021, oferece cerca de 60 mil vagas. A seleção considerará a classificação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota superior a zero na prova de redação.

A classificação prioritária inclui bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) que não possuam graduação e não tenham sido beneficiários do Fies, seguidos por estudantes sem diploma de graduação e nunca beneficiados pelo Fies. O novo cronograma inclui o resultado da chamada única em 4 de dezembro e o comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição de 5 a 7 de dezembro, com o resultado da lista de espera em 12 de dezembro. O Fies visa financiar estudos prioritariamente em cursos de graduação em instituições não gratuitas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário