Últimas Notícias
latest

Ministro da Educação, Camilo Santana, sinaliza possibilidade de isenção total na taxa do Enem a partir de 2024


Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou nessa terça-feira, dia 14, que o governo federal está considerando a concessão de isenção total da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024. Durante a transmissão do programa "Conversa com o Presidente", ao lado do presidente Lula, o ministro destacou que essa medida visa potencialmente ampliar o número de inscritos na prova.

"Concluindo esse primeiro Enem, vamos fazer uma série de avaliações sobre o que podemos melhorar. Ou isenção total da taxa de inscrição para todos os alunos do Enem, ou fazer um trabalho articulado com os estados", afirmou Camilo Santana.

Ele também ressaltou que a isenção total poderia corrigir disparidades nos números de candidatos inscritos nos estados. "Há estados que têm 90% ou mais de alunos que estão no terceiro ano do ensino médio que se inscrevem no Enem, mas há estados que não chegam nem a 40%."

Atualmente, a taxa de inscrição para o Enem é de 85 reais. O governo já concede isenção para estudantes que atendem a certos requisitos, como estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, além de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário