Últimas Notícias
latest

Ceará registra aumento de 43% nas cirurgias eletivas em 2023

Foto: Governo do Ceará

Em 2023, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou que foram realizadas 63.151 cirurgias eletivas, representando um aumento significativo de 43% em comparação com o ano anterior. Esse crescimento ocorreu em um período em que a classificação prioritária para organizar e acelerar a demanda por cirurgias foi congelada, segundo a Sesa.

Em janeiro de 2023, a fila de espera estava congelada com 68.107 pacientes, dos quais 17.061 ainda aguardam o procedimento, além dos novos pacientes inseridos na regulação desde então.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), mencionou nas redes sociais o compromisso de garantir mais acesso à saúde para os cearenses. O aumento expressivo nas cirurgias eletivas é atribuído a iniciativas como o mutirão estadual lançado em abril, inserido no Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de saúde.

A legislação que respalda o Plano Estadual possibilita a realização do mutirão por meio de credenciamento de entidades, com ou sem fins lucrativos. Clínicas, hospitais polo, hospitais municipais em convênio com o governo estadual e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas incluem Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário