Últimas Notícias
latest

Chuvas elevam nível do Rio Salgado em Aurora

Foto e vídeo: Mauro Barros

Os primeiros dias de janeiro de 2024 foram marcados por muito calor e chuvas na sede do município e zona rural de Aurora, resultando em um leve aumento no volume de água do Rio Salgado.

As águas, provenientes das precipitações, fluem pelo leito do rio em direção a Icó, onde se encontram com o Rio Jaguaribe. O percurso continua pelos municípios de Jaguaribe e Jaguaribara, culminando no Açude Castanhão, o maior reservatório de água da América Latina, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e da Região Metropolitana.

O aumento, mesmo que tímido, no volume do Rio Salgado transformou a paisagem local, capturando a atenção e o interesse de quem trafega pela região.

No Distrito de Ingazeiras, em Aurora, foi registrada uma precipitação pluviométrica de 13 mm nas últimas 24 horas, entre as 7h de quarta-feira (10) e as 7h desta quinta-feira (11), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A Funceme atribui as chuvas às áreas de instabilidade favorecidas pelo posicionamento e deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), bem como aos efeitos de brisa e à combinação de temperatura, umidade e relevo. Outros registros pluviométricos incluem 10 mm no Sítio Terra Vermelha, 5,2 mm no Sítio Tipi e 3,8 mm no Distrito de Santa Vitória. Na sede do município, não foram registrados acumulados até o fechamento desta matéria.

Para os próximos dias, a previsão é de pancadas de chuva mais irregulares entre hoje, quinta-feira (11), e amanhã, sexta-feira (12). No sábado (13), a previsão também aponta para a ocorrência de precipitações.

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário