Últimas Notícias
latest

Governador do Ceará autoriza obras nos lotes 4 e 5 da Transnordestina


Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil


O governador do Ceará, Elmano de Freiras, junto ao presidente da Transnordestina, Tufi Daher, formalizou, na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, a ordem de serviço para as obras de infraestrutura nos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina, que conectará o sertão do Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará. A extensão total do projeto é de 1.206 km, com um investimento aproximado de R$ 10 bilhões destinados à construção da ferrovia e adaptações no Complexo Portuário do Pecém. A fase 1 do empreendimento já atingiu 70% de execução.


A ferrovia tem como propósito transformar o Nordeste em um polo exportador de minério de ferro e estabelecer a ligação entre o sertão e o mar por meio de trilhos. Com uma viagem pela ferrovia correspondendo ao transporte de cargas equivalente a 240 carretas, a Transnordestina atravessa o sertão, passando pelo Cariri, Sertão Central e Maciço de Baturité, até alcançar o Porto do Pecém. O projeto resultará em mais empregos diretos, gerando cerca de 1,3 mil novas oportunidades de trabalho, além de fortalecer a competitividade do Ceará para atrair negócios e promover o crescimento econômico do estado.


No Ceará, a ferrovia terá uma extensão total de 608 km e contará com três terminais de carga. Um desses terminais, com foco em grãos, será situado na região entre Iguatu e Quixadá. A localização dos outros dois terminais, destinados a combustíveis e fertilizantes, ainda será definida pela empresa responsável pelo projeto.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Um comentário

  1. Quanta parcialidade, apagaram meus comentários por qual motivo ? Qual ética profissional estamos falando ?

    ResponderExcluir