Últimas Notícias
latest

Resultado do Enem 2023: veja como consultar sua nota e para que ela pode ser usada

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados, nesta terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para conferir as notas, os estudantes devem acessar a Página do Participante, usando o login único da plataforma gov.br.

Nesta data, os alunos conferem a pontuação das provas do certame, e das respectivas áreas — Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

O espelho das Redações estará disponível 90 dias após a divulgação dos resultados. Através dele, os participantes poderão saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas.

PASSO A PASSO: COMO VER O RESULTADO DO ENEM

Acesse o site do Inep e clique em “Página do Participante - Entrar com gov.br”;

Insira o número do seu CPF e, em seguida, clique em “Continuar";
Digite sua senha e clique em "Entrar" para fazer o login na conta Gov.br;

Depois, você será direcionado de volta à Página do Participante. Então, clique em "Resultado 2023";

Na próxima tela, selecione em “ENEM 2023”;

A página exibirá as notas de cada prova do Enem e da redação.

RESULTADO DE 'TREINEIROS' SERÁ DIVULGADO EM MARÇO

Nesta terça-feira, segundo o Ministério da Educação (MEC), os pontos dos chamados “treineiros” — indivíduos que participaram do exame visando autoavaliação, sem concorrer para as vagas — não foram divulgados. As notas dessa categoria só ficarão disponíveis para consulta em março.

PARA QUÊ SERVE A NOTA DO ENEM?

As notas do Enem podem ser usadas pelos participantes para acessar o ensino superior, mediante programas públicos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino (Fies).

Também é possível utilizar a pontuação para acessar universidades em outros países e como critério para ingresso em instituições privadas.

As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, foram realizadas em 5 e 12 de novembro na versão regular. Nos dias 12 e 13 de dezembro foi realizada a versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e a reaplicação do exame para quem perdeu o exame por motivos justificáveis.

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem foram divulgados no portal do Inep no dia 14 de novembro do ano passado. Mais detalhes podem ser encontrados no edital do Enem. Em 2023, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Do total de inscritos, 1,2 milhão não realizaram a prova.

Fonte: Diário do Nordeste

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário