Últimas Notícias
latest

Universidade Federal do Cariri (UFCA) publica termo de adesão ao Sisu 2024


Foto: Danielle Feitosa - Dcom/UFCA

A UFCA anunciou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição realizará uma única edição de seleção para novos estudantes, oferecendo um total de 1.070 vagas distribuídas em 23 cursos de graduação presenciais.

Diferentemente dos cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EaD), que serão ofertados em seleções específicas, a seleção do Sisu 2024 será baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. As provas do Enem ocorreram nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Uma mudança significativa para este ano é a atualização na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). A Lei de Cotas reserva metade das vagas disponíveis para ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES) para grupos sociais específicos. A partir da Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, a modalidade de concorrência (cotas) será estendida para incluir também pessoas quilombolas. Além disso, o critério de renda per capita do núcleo familiar foi reduzido de 1,5 salário mínimo para apenas um salário mínimo.

Outra alteração importante é que candidatos elegíveis para vagas reservadas pela Lei de Cotas irão concorrer inicialmente às vagas da ampla concorrência. A participação nas modalidades com vagas afirmativas só ocorrerá caso a nota para ingresso no curso escolhido não seja alcançada na ampla concorrência.

A UFCA, desde 2019, oferece a única licenciatura em Letras-Libras da região do Cariri cearense. Candidatos surdos que desejam ingressar no curso de Letras-Libras poderão contar com um bônus de 20% na nota final do Enem. Este benefício é válido para vagas destinadas à ampla concorrência, e os candidatos surdos que optarem por concorrer a vagas destinadas a pessoas com deficiência não terão direito ao bônus.

As demais cotas, como para estudantes pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, bem como para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, permanecem disponíveis.

Para mais informações sobre o Sisu na UFCA, os interessados podem acessar a página dedicada ao processo seletivo (Admissão > Graduação > Sisu > Editais Vigentes).

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário