Ceará registra aumento significativo nos níveis dos reservatórios em 2024
O ano de 2024 tem sido marcado por um aumento expressivo nos aportes para os reservatórios do Ceará. Com um total de 7,23 bilhões de metros cúbicos, o volume de aporte superou o registrado em 2023. Este aumento contribuiu para que 72 açudes atingissem sua capacidade máxima, o maior número desde 2009.
Na terça-feira, 23 de abril, os açudes São Domingos II, localizado em Caririaçu, e o Martinópole atingiram sua capacidade total. O último não registrava um evento de sangria há 15 anos.
Atualmente, o volume total acumulado nos reservatórios do estado é de 54,8% da capacidade total. Além disso, 12 açudes estão com mais de 90% de sua capacidade total. No entanto, 22 reservatórios ainda possuem menos de 30% de seu volume total.
Este aumento é reflexo dos bons aportes nas bacias hidrográficas do estado. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em uma situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Destacam-se o Baixo Jaguaribe e o Litoral, que registram 100% de seu armazenamento.
A região do Curu também apresentou uma recuperação significativa. No início deste ano, antes do início da quadra chuvosa, a bacia estava com 26% da capacidade total. Atualmente, encontra-se com 66% de reservas hídricas acumuladas, uma situação considerada confortável.
Apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com o restante do estado, com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 22 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade.
Postar um comentário