Últimas Notícias
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Funceme prevê variação nas chuvas para o Ceará no próximo trimestre


Nívia Uchoa - Casa Civil - Foto

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou hoje o prognóstico climático para o trimestre de abril a junho, trazendo importantes previsões para o estado do Ceará. De acordo com o relatório, há uma probabilidade de 30% de chuvas abaixo da normalidade, 40% em torno da média e 30% acima da média.

Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, enfatizou dois pontos cruciais. Primeiramente, o enfraquecimento do El Niño no Oceano Pacífico, com a expectativa de que as condições se normalizem nos próximos meses. Em segundo lugar, o Oceano Atlântico continua apresentando temperaturas elevadas, tanto ao norte quanto ao sul, o que tem favorecido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e resultando em boas chuvas no Ceará.

A elevada temperatura da superfície do mar tem contribuído para intensificar a evaporação, aumentando a umidade na atmosfera, essencial para a formação de nuvens convectivas, responsáveis por chuvas mais intensas.

Em fevereiro, as precipitações ficaram acima da média, com um desvio positivo de cerca de 90%. Já em março, os acumulados ficaram dentro da média para o Ceará como um todo, com os melhores resultados observados no centro-norte.

Sakamoto ressaltou que os meses de abril, maio e junho têm volumes acumulados médios da climatologia mais baixos do que outros períodos do ano, sendo 190 milímetros, 90 mm e 37 mm, respectivamente. Ela também destacou a variabilidade no tempo, referindo-se à irregularidade na distribuição das chuvas no tempo e no espaço, como já foi apontado desde janeiro para as condições das chuvas de abril e maio principalmente.

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário