Últimas Notícias
latest

Número de açudes sangrando no Ceará aumenta para 36

Foto: Ascom Cogerh

O monitoramento atualizado dos açudes no Ceará revela um aumento no número de reservatórios sangrando, chegando a um total de 36 nesta segunda-feira (01/04). Além disso, outros 15 açudes apresentam uma capacidade acima de 90% de seu total.

Entre os últimos reservatórios a atingirem sua capacidade máxima estão o Ema, localizado em Iracema, o São José I, em Boa Viagem, o Fogareiro, em Quixeramobim, e o Catucinzenta, em Aquiraz. Estes fazem parte dos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que agora alcançam uma média de 46% de sua capacidade total, um aumento significativo em relação ao início da quadra chuvosa, quando o percentual era de 37%.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, localizadas na porção norte do estado, estão entre as mais confortáveis em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação em cada uma delas.

O aporte de água aos açudes cearenses é mais significativo durante o trimestre que compreende os meses de março, abril e maio, sendo abril historicamente o mês com maior volume aportado.

Segue abaixo a lista dos açudes que estão vertendo:

Ema
Fogareiro
São José I
Catucinzenta
Aracoiaba
Várzea da Volta
Rosário
Gameleira
Itapebussu
Angicos
Missi
Itapajé
Batalhão
Frios
Jerimum
Diamantino II
São Domingos
São Mateus
Sobral
Quandú
Acaraú Mirim
Arrebita
Caldeirões
Cauhipe
Forquilha
Gerardo Atimbone
Germinal
Itaúna
Patos
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
São Pedro Timbaúba
São Vicente
Tucunduba
Tijuquinha
Gangorra
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário