Últimas Notícias
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Prefeito de Aurora aborda dificuldades na contratação de profissionais para atendimento a pessoas com autismo durante evento de conscientização


Foto: Prefeitura de Aurora

No evento realizado em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que aconteceu nesta terça-feira (2) no Centro Social Urbano (CSU) de Aurora, o prefeito Marcone Tavares (PT) destacou os desafios enfrentados para a contratação de terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos na administração municipal. Segundo o prefeito, há vagas disponíveis e recursos para o pagamento dos profissionais, porém, a dificuldade reside em encontrar candidatos para ocupar essas posições.

Durante seu discurso, Marcone enfatizou o empenho da gestão municipal em atrair esses profissionais para ampliar o atendimento às pessoas com autismo no município, visando evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outras cidades em busca desses serviços.

A questão da promoção de ações voltadas ao tratamento e acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares tem sido tema recorrente tanto na Câmara Municipal de Aurora quanto na comunidade em geral. A contratação de terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos é uma das principais demandas discutidas nessas instâncias.

A Lei Berenice Piana (12.764/12) estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantindo direitos como diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acesso à educação, proteção social, trabalho e serviços que visem a igualdade de oportunidades. Essa legislação também reconhece a pessoa com TEA como pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário