Últimas Notícias
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Adece e UFC formalizam parceria para estudo de viabilidade de porto seco em Missão Velha


Foto: ADECE

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), da Universidade Federal do Ceará (UFC), formalizaram uma parceria nesta terça-feira (14) para a realização de um estudo visando avaliar a viabilidade de implantação de um porto seco no município de Missão Velha, na Região do Cariri.

O estudo terá como foco os setores produtivos que possuem potencial demanda por transporte ferroviário e estão dentro da área de influência da ferrovia Transnordestina, que conecta o Porto do Pecém, no Ceará, ao cerrado do Piauí.

Em dezembro de 2023, o presidente da Adece, Danilo Serpa, participou de uma audiência pública em Missão Velha conduzida pelo deputado estadual Fernando Santana. O encontro teve como objetivo discutir a importância do terminal multimodal de cargas para os municípios da região, visando fortalecer a logística das empresas locais, impulsionar a importação e exportação de produtos, promover o desenvolvimento industrial e gerar empregos e renda.

Durante a assinatura do contrato, o prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas (Dr. Lorim), ressaltou a relevância da parceria entre Fundação ASTEF e Adece, destacando o cenário favorável e o alinhamento entre os governos Estadual e Federal.

O presidente da Fundação ASTEF, professor Tomaz Nunes Cavalcante, expressou sua satisfação em participar do projeto, enfatizando a importância do mesmo para a UFC e para a geração de conhecimento.

O diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, mencionou que a região do Cariri tem discutido a implementação de um Porto Seco há mais de 20 anos e informou que o estudo terá a duração de 120 dias.

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário