Últimas Notícias
latest

728x90

header-ad

468x60

header-ad

Gilberto Gil é homenageado com título de Doutor Honoris Causa no Crato


Foto: Ascom/URCA

O cantor, compositor e ativista cultural Gilberto Gil foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 10 de julho, no Centro Cultural do Cariri, no Crato.

A cerimônia foi presidida pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Carlos Kleber de Oliveira, e contou com a presença do Governador do Estado, Elmano de Freitas, e da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, professora Sandra Monteiro, além de outros representantes estaduais e municipais. A proposta para a concessão do título foi feita pelo ex-reitor Francisco do Ò de Lima Júnior.

A celebração evidenciou a rica tradição cultural do Cariri, com a participação de mestres e mestras da cultura popular local. Gilberto Gil foi acompanhado em um cortejo até o palco, onde foi coroado pelo Mestre Aldenir, do Reisado, e recebeu a espada de guerreiro da cultura.

O Conselho Universitário da URCA, junto com integrantes de grupos de cultura popular, acompanhou Gil ao final da cerimônia. O evento contou com a presença do Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, além de estudantes, servidores e funcionários da universidade.

A homenagem a Gilberto Gil foi celebrada com apresentações de grupos tradicionais, incluindo o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, o Reisado de Caretas do Mestre Antonio Luiz, o Coco dos Souza da Mestra Maria Tiê e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Este é o terceiro título de Doutor Honoris Causa recebido por Gilberto Gil em menos de um ano. Em abril de 2024, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concedeu a mesma honraria ao artista. Em outubro de 2023, a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, também havia outorgado o título ao cantor.

« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário