Nesta sexta-feira (30), a Polícia Federal desencadeou a operação "Deméter" com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro do Norte/CE, Caririaçu/CE, Açú/RN e Pau dos Ferros/RN. O objetivo da ação é investigar suspeitas de estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como possível envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A operação foi conduzida em colaboração com o Núcleo de Inteligência da Previdência Social no Ceará. As investigações revelaram indícios de fraudes na alteração de certidões de casamento, utilizadas para a obtenção ilícita de benefícios previdenciários, especialmente o salário-maternidade.
Os levantamentos indicam que um advogado estaria agindo como procurador em diversos pedidos de benefícios. Nestes casos, as profissões dos cônjuges eram alteradas para "agricultor", permitindo o recebimento inadequado de recursos destinados a trabalhadores rurais.
A operação visa coletar provas que ajudem na conclusão do inquérito, interromper as fraudes em curso e evitar o desvio de recursos públicos. Os envolvidos enfrentam investigações por estelionato previdenciário tentado, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro, conforme as leis pertinentes.
O nome "Deméter" foi escolhido em alusão à deusa grega da agricultura e fertilidade, enfatizando a conexão das fraudes com o setor rural.
Nenhum comentário
Postar um comentário