a Não votou? Prazo para justificar ausência vai até janeiro | Portal Aurora Notícias

Não votou? Prazo para justificar ausência vai até janeiro

Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral. N...


Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral.

Neste ano, por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, excepcionalmente, em qualquer seção eleitoral.

É possível justificar ausência em qualquer local de votação do país no dia da eleição e em postos da Justiça Eleitoral até 60 dias após cada turno. Caso o eleitor esteja fora do país, o cidadão tem até 30 dias contados da data de retorno ao Brasil.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se ele deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente.

Prazos para justificativa

1º turno: 14 de janeiro.

2º turno: 28 de janeiro.

Download do e-Título

Android

iOS

Multa e consequências

O eleitor que não justificar a ausência dentro do prazo estipulado pelo TSE terá que pagar multa para regularizar a situação.

Enquanto estiver em débito com a Justiça Eleitoral, ele não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo – entre outras consequências.

Aquele eleitor que não votar por três eleições seguidas, não justificar nem quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. A regra não vale para eleitores que não são obrigados a votar, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18, e maiores de 70 anos.

G1

1
Publi-523x65
Publi-523x65
Nome

Aurora,2703,Brasil,372,Cariri,1032,Ceará,1190,Economia,263,Educação,95,Entretenimento,90,Esportes,236,Informativo,2,internacional,7,Jurídico,29,Mostra Sesc Cariri,26,Mundo,13,Paraíba,17,Policial,2845,Política,375,Publicidade,2,Saúde,187,Tecnologia,41,
ltr
item
Portal Aurora Notícias: Não votou? Prazo para justificar ausência vai até janeiro
Não votou? Prazo para justificar ausência vai até janeiro
https://1.bp.blogspot.com/-AjiGC6B_8x8/X7KIPnpdb_I/AAAAAAAAiWQ/6HoQCfyccNAiskzKdTd1kpn4jFwrENb0wCNcBGAsYHQ/s16000/etitulo.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-AjiGC6B_8x8/X7KIPnpdb_I/AAAAAAAAiWQ/6HoQCfyccNAiskzKdTd1kpn4jFwrENb0wCNcBGAsYHQ/s72-c/etitulo.jpg
Portal Aurora Notícias
https://www.auroranoticias.net/2020/11/nao-votou-prazo-para-justificar.html
https://www.auroranoticias.net/
https://www.auroranoticias.net/
https://www.auroranoticias.net/2020/11/nao-votou-prazo-para-justificar.html
true
7644360351892457056
UTF-8
Notícia não encontrada Ver tudo Leia Mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início Páginas Notícias Ver tudo Recomendado por você Categoria Arquivo Pesquisa Todas as notícias Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás Minutos atrás 1 hour ago Horas atrás Hoje Dias atrás Semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguindo ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO compartilhe em uma rede social Clique no link em sua rede social Copiar todo o código Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar