Últimas Notícias
latest

Anvisa libera uso da vacina contra monkeypox


Foto: PASCAL GUYO/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispensou a necessidade de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize a vacina Jynneos/Imvanex, para imunização contra a Monkeypox, no País. A decisão foi aprovada na última quinta-feira, 25, após solicitação do Ministério da Saúde. O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

A autorização se aplica a vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA), que apesar de ser o mesmo produto, possui nomes diferentes nos EUA e na Europa. A vacina da empresa Bavarian Nordic A/S é fabricada na Dinamarca e Alemanha. O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservado entre -60 a -40°C.

A diretora da Anvisa e relatora do pedido do MS, Meiruze Freitas, destacou que a Monkeypox é causada por um vírus semelhante à varíola. Portanto, a expectativa é que a vacina contra a varíola previna ou reduza a gravidade da infecção pela Monkeypox. Meiruze também ressaltou a necessidade da condução de estudos de monitoramento para a confirmação da efetividade da vacina para a prevenção da Monkeypox.

Para conceder essa autorização, a Anvisa avaliou o Relatório de avaliação Agência Americana (FDA), as informações públicas emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos e Agência do Reino Unido, a bula, dizeres de rotulagem e demais documentos apresentados pelo Ministério da Saúde. A avaliação foi feita por equipe multidisciplinar composta por servidores concursados da Agência.

Fonte: O Povo

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário