Últimas Notícias
latest

Senac Ceará integra programação da 24ª edição da Mostra Cariri de Culturas

 Senac Ceará integra programação da 24ª edição da Mostra Cariri de CulturasAs ações educacionais são voltadas para as áreas de Gastronomia, Moda, Design, Turismo e Mercado Editorial

O Sistema Fecomércio Ceará realiza a 24ª edição da Mostra Cariri de Culturas, de 26 a 30 de agosto e, pela primeira vez, o Senac Ceará integra a programação, agregando ações educacionais e de inclusão social nas áreas de Moda, Gastronomia, Cultura, Turismo e Mercado Editorial, participando ainda com a Livraria Senac Ceará. São aulas-show, palestras, oficinas, desfile e exposição, reunindo nomes de destaque no cenário local e nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Senac Crato, por ordem de chegada.

De acordo com a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra, a iniciativa de incrementar a programação da Mostra vem alinhada com o propósito da instituição, que tem forte atuação na região, no sentido de valorizar a cultura e contribuir para o crescimento da economia local. “Além da realização dos eventos como Pitadas, Saberes e Sabores e Senac Moda Cariri, as coleções produzidas pelos nossos alunos e instrutores do Crato e Juazeiro do Norte, em colaboração com estilistas e criadores, chegaram às passarelas de dois grandes eventos da moda nacional: DFB Festival e São Paulo Fashion Week. Por fim, é preciso registrar que a Editora Senac Ceará lançou o primeiro livro dedicado exclusivamente ao trabalho e ao processo criativo de Espedito Seleiro, o Mestre do couro de Nova Olinda”, pontua. Veja os destaques da programação:

Aulas-show de Gastronomia gratuitas 

Para as aulas-show de Gastronomia, a instituição traz os chefs do restaurante paulistano De*Segunda, Júlia Tricate e Gabriel Coelho, vencedores dos reality shows Mestre do Sabor e The Taste Brasil, respectivamente. O Movimento DOC – Denominação de Origem Cearense – também tem seu representante na Mostra: o chef Leo Gonçalves, que coleciona prêmios da Veja Fortaleza como Chef do Ano e Melhor Restaurante, enquanto esteve à frente do seu O Mar Menino. De Fortaleza, participam ainda o instrutor do Senac Ceará e chef pâtissier Matheus Vieira e o chef das empresas-escolas Café Senac, Gabriel Paulino; além dos instrutores da região: Isaac Arnaud, Fernanda Mendes, Icaro Pinheiro, Fátima Ribeiro e Felipe Lustosa.

Nas aulas-show, os participantes aprendem com os chefs e instrutores o preparo de uma receita, passo a passo, e podem degustar o prato ao final. Essas vão ser realizadas no Senac Crato, no bairro São Miguel, com 100 vagas para cada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, por ordem de chegada.

                “Na programação, buscamos valorizar a cultura alimentar cearense, trazendo insumos de produção e consumo local em receitas que estabelecem um diálogo entre tradição e contemporaneidade”, explica a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área de Gastronomia, Vanessa Santos. As receitas vão desde os doces como Bolo pudim de milho verde; Entremet de coco, creme de manga e geleia de buriti; e Financier de castanha de caju e brigadeiro de capim limão; até pratos como Mungunzá salgado; Ceviche de banana da terra; e Panceta com goiabada picante e farofa de banana na manteiga da terra.

                Além do público em geral, Júlia Tricate e Gabriel Coelho realizam workshop de Salgados e Acompanhamentos na Associação Mãe Maria da Vida, nos dias 25 e 26, beneficiando 23 mães adolescentes com foco na geração de renda e inclusão social.

Desfile e oficinas de Moda e Design 

                Em alinhamento com os projetos desenvolvidos pelo Sesc, como os Museus Orgânicos, o Senac traz uma diversificada programação nessa área. Começa no dia 26, com a exposição de joias de Antônio Rabelo, no lobby do Hotel Iu-á, no bairro Lagoa Seca. Em reconhecimento ao seu trabalho, que tem como marca a utilização de pedras e espinhos dos cactos do Sertão Central, o Sesc inaugurou, esse ano, o Museu Oficina Antônio Rabelo, em Quixeramobim, estruturando esse espaço de memória e economia criativa na região. Ele realiza ainda oficina de design de joias, no dia 27.

Para as palestras, os convidados são o designer de produtos e artista visual Érico Gondim; e o comunicólogo e ativista da sustentabilidade na moda, Jackson Araújo; que abordam os temas cultura no processo criativo e moda inclusiva, respectivamente. Érico ainda realiza oficina sobre instalações criativas para Design de Interiores.

Jackson é especializado em Análise de Comportamento em Cultura, Moda, Design e Comunicação, atua como Consultor Criativo, de Conteúdo e de Inovação. É pesquisador e estudioso de movimentos e expressões ligados à Economia Afetiva, termo que cunhou em 2014 sobre uma nova perspectiva de mercado pautada na valorização e desenvolvimento do coletivo, para o desenho de produtos inovadores e disruptivos.

Conhecido por oferecer soluções inovadoras para o design e as artes visuais, Érico desenvolve projetos com o Sebrae. Com suas criações, já participou de exposições nacionais e internacionais, como Bienal Brasileira de Design, Fuori Saloni de Milão, Design Brasil do Século XXI. Além disso, assinou o set design de exposições do Senac Ceará, em Londres, tanto da instalação para o fashion designer David Lee, no London Fashion Showcase 2019, como das mostras Espedito Seleiro e A Hora do Brasil, na Embaixada do Brasil.

                Assim como a paleontologia inspira a identidade visual desse ano da Mostra Cariri de Culturas, essa é o mote dos alunos de Moda do Senac na região, que apresentam o desfile da coleção Fossilize. O ponto de partida para o processo criativo é o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e as peças vão ser apresentadas na lateral da unidade São Miguel, na rua Miguel Lima Verde, no domingo (28), às 20h30 e 21h. O desfile é aberto ao público.

Museus Orgânicos e Chapada do Araripe: rotas turísticas 

                Com a proposta de reunir museus em uma rota de preservação da cultura e suas manifestações, de maneira orgânica, o projeto dos Museus Orgânicos também tem a missão de fomentar o turismo social. Para mostrar esse potencial, o Senac Ceará apresenta as rotas turísticas de Nova Olinda-Potengi e de Crato-Juazeiro, nos dias 27 e 28, respectivamente.

                Unindo ecoturismo e turismo esportivo, segmento voltado tanto para atletas profissionais quanto para amadores, também será apresentada a rota que vai do Crato à Floresta Nacional do Araripe – unidade de conservação ambiental situada na Chapada do Araripe – para praticantes de Mountain Bike. Os passeios de cicloturismo acontecem sempre pela manhã, nos dias 27 e 28. Vale ressaltar que a Mostra esse ano propõe o tema “Viva nosso patrimônio”, focando no patrimônio paleontológico, indo além da difusão de saberes, tradições e arte, para atuar também no fortalecimento do movimento de reconhecimento da Chapada do Araripe como primeira paisagem cultural do Ceará.

Economia criativa  

                O dia 29 é dedicado às palestras em torno de Economia Criativa. O Senac Crato vai estar aberto ao público para visitação e palestras voltadas para estudantes da rede de ensino público da região. Os temas abordados envolvem Moda, Gastronomia, Turismo e Mercado Editorial.

Solidariedade em cartaz 

Além do fomento à cultura, a Mostra traz também a proposta de contribuir para a redução da insegurança alimentar, arrecadando alimentos para quem precisa. Assim, para ter acesso às apresentações em espaços fechados, o público será estimulado a levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc, cuja missão é ajudar a combater a fome no Ceará. O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, mobilizando restaurantes, empresas e redes de supermercados para doações, e do outro, promove a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento social.

Sobre a Mostra 

Realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, a Mostra Cariri de Culturas é um palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. A Mostra acontece anualmente na região do Cariri, que se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminário. Através de sua ampla programação, o evento promove o intercâmbio, a pluralidade e uma rica troca artística, além de democratizar o acesso à cultura à população do Cariri.

24ª Mostra Cariri de Culturas  

De 26 a 30 de agosto de 2022  

Programação completa: Site https://www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.

*Programação sujeita a alteração

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário