Foto: Reprodução

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, registrou, neste sábado (27), o primeiro caso confirmado da varíola causada pelo vírus monkeypox, conhecida popularmente como “varíola dos macacos” no município. Trata-se de um homem com histórico de viagem no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sheyla Martins, o paciente segue sendo monitorado e apresenta sintomas leves. Até o momento, o município tem 7 casos notificados. 1 caso confirmado, 2 em investigação e 4 descartados.

A secretária de Saúde alerta que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar as Unidades de Saúde para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido isolamento.

O que é a Varíola dos Macacos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas em um laboratório dinamarquês, em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo, em 1970. A varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox.

Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações.

Quais os Sintomas?

Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais descritos abaixo procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado.

Conheça os sintomas:

– Febre;

– Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas;

– Baixa energia;

– Linfonodos inchados.