Últimas Notícias
latest

Seminário debate a importância da Chapada do Araripe como patrimônio

 Seminário debate a importância da Chapada do Araripe como patrimônioUm momento para debater e aprender. Assim foi a 3ª edição do Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, que aconteceu nos dias 29 e 30, no auditório do Geopark Araripe, no Crato, tendo como tema a riqueza paleontológica da bacia geológica do Araripe. O evento fez parte da programação da 24ª Mostra Cariri de Culturas com o objetivo de dar vazão à campanha de reconhecimento da Chapada como Patrimônio da Humanidade, movimento iniciado pelo Sesc em 2019.

 “Cada vez mais a Mostra vem desenvolvendo e valorizando ações contínuas de educação”, destacou a diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Sabrina Veras, que explicou a iniciativa do evento em evidenciar o patrimônio da região, ao mesmo tempo em que chama atenção para a importância de se informar e conhecer melhor o assunto.

Abrindo o primeiro dia de palestras, a professora Edenilce Batista apresentou o tema A Bacia Geológica do Araripe e sua Formação. Além de explicar como ela se originou há milhões de anos, ela também fez uma contextualização de como a Chapada interfere na cultura da região.

Em seguida, o gerente de cultura do Sesc, Alemberg Quindins; o artista plástico e designer, Julião Jr, e o arquiteto Daniel Benevides apresentaram o painel Mostra Cariri de Culturas: Conceitos e Caminhos de uma Identidade Visual. “O que a cultura tem a ver com a Chapada do Araripe? Nós entendemos que a cultura se dá a partir dos seus territórios e da valorização deles”, ponderou Alemberg.

Por último, o professor Allysson Pinheiro apresentou o tema O Museu de Paleontologia do Cariri, trazendo uma explicação sobre o funcionamento do equipamento e o seu objetivo de educar para que a população se aproprie e preserve suas riquezas e memórias.

O segundo dia de palestra complementou o Seminário com os temas Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade e Paisagem Cultural Cearense, pelo professor Patrício Melo, e Geopark Araripe: Missão e Visão, pelo professor Eduardo Guimarães.

A gerente do Sesc Crato, Heliane Aragão, agradeceu a presença de todos, afirmando ter sido um momento ímpar em que professores, pesquisadores e especialistas se reuniram para debater um tema tão significativo não apenas para o Cariri, mas para todo o Estado.

Assessoria de Comunicação 

Eduardo Buchholz – (85) 99173.0418

Aniele Gurgel – (85) 98724.1825

Helena Félix – (85) 99993.4920

Georgea Veras – (85) 99949.5499

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário