Foto: Henrique Macêdo

A Prefeitura de Aurora, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma ação alusiva ao novembro azul na Unidade Básica de Saúde do Sítio Calumbi, na zona rural, nesta quinta-feira (24), para prevenir e combater o câncer de próstata.

A ação terá a seguinte programação:

Palestras com a enfermeira Leslyanne, com a fisioterapeuta Yasmin Gazana, com a nutricionista Isabelle Santos, com o educador físico Cassiano Éverton, e com o graduado em enfermagem Lucas Rangel.

A mesa redonda terá como tema principal a "Prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata com os homens da área". As atividades estão previstas para serem iniciadas às 9h.

Cura do câncer de próstata

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Medidas preventivas

Medidas preventivas, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Serviço:

Ação alusiva ao novembro azul na Unidade Básica de Saúde do Sítio Calumbi

Dia: 24 de novembro

Horário: A partir das 9h

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.