Últimas Notícias
latest

UFCA lança edital do Sisu com mais de mil vagas em cursos de graduação e com novidades no edital

Foto: UFCA

A Universidade Federal do Cariri publicou nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2023, o edital do Sistema de Seleção Unificada na Universidade (clique aqui) (Sisu/UFCA). Ao todo, são ofertadas 1070 vagas, em 23 cursos presenciais:

14 cursos no campus Juazeiro do Norte (Administração, Administração Pública e Gestão Social, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia bacharelado, Filosofia Licenciatura, Jornalismo, Letras-Libras, Matemática Computacional e Música);

2 cursos no campus Crato (Agronomia e Medicina Veterinária);

1 curso no campus Barbalha (Medicina);

6 cursos no campus Brejo Santo (Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia).

Em 2023, a UFCA passa a promover apenas uma edição do Sisu por ano. Com exceção de parte dos aprovados nos cursos de Medicina, Administração e Engenharias Civil e de Materiais, os candidatos aprovados nesta edição do Sisu vão iniciar os estudos assim que começar o período letivo 2023.1.

Como, na UFCA, o calendário universitário ainda não está seguindo o ano civil, em consequência dos impactos da pandemia de covid-19, o período letivo 2022.2 ainda será cursado na Universidade, a partir do dia 27 de fevereiro de 2023. Só depois de concluído 2022.2, terá início o período letivo 2023.1.

Outra novidade é a oferta de mais cursos no campus Brejo Santo. Antes, era ofertado no Sisu/UFCA apenas o curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. O ingresso no curso era um pré-requisito para entrar nos cursos de Matemática, de Biologia, de Física, de Matemática ou de Química. Agora, estes cursos estão sendo ofertados separadamente, via Sisu. Além deles, há também o curso de Pedagogia, que também funciona em Brejo Santo e já era ofertado pelo sistema.

Medicina, Administração e Engenharias Civil e de Materiais: duas entradas por ano

Nos cursos de Medicina, de Administração, de Engenharia Civil e de Engenharia de Materiais, o efetivo ingresso dos aprovados na UFCA continua sendo em dois momentos. Assim, a segunda metade deles só vai ingressar de fato na UFCA quando tiver início o período letivo 2023.2.

Além disso, os candidatos e as candidatas que optarem por algum desses cursos devem atentar para o fato de que a fila para ingresso na primeira ou na segunda metade obedece não apenas a ordem decrescente das notas do Sisu considerando todos os candidatos, mas também considerando cada modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

Isso faz com que vagas que possivelmente surjam na primeira metade dos ingressantes (seja por desistência ou por não confirmação de matrícula) só possam ser ocupadas por candidatos ou candidatas que tenham optado pela mesma modalidade de concorrência da pessoa desistente, ainda que haja pessoas com notas mais altas em outras modalidade.

Chamada Regular e Listas de Espera

O Sisu na fase gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC) vai abrir as inscrições no próximo dia 16 de fevereiro de 2023. As pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 que não são treineiras e que não zeraram a Redação podem postular uma das vagas em cursos de todo o Brasil ofertadas via Sisu, que seguirá aberto até o dia 24 de fevereiro. Na sequência, as notas serão processadas pelo Sisu, que vai divulgar o resultado da Chamada Regular no dia 28 de fevereiro de 2023.

Depois disso, cada instituição vai receber as listas de Chamada Regular, de cada um dos seus respectivos cursos, e iniciar seus procedimentos de matrícula. Na UFCA, a matrícula ocorre em duas etapas principais: pré-cadastro e confirmação de matrícula.

O Pré-Cadastro é uma etapa on-line obrigatória para ingresso em cursos de graduação na UFCA, por meio da qual os candidataos enviam para a UFCA a documentação exigida em edital, de forma digitalizada, por meio de um sistema da Universidade. O pré-cadastro será aberto no dia 2 de março de 2023, permanecendo disponível até o dia 8 de março.

Depois do resultado parcial da Chamada Regular, haverá o período de recurso, no qual os candidatos poderão sanar pendências encontradas pela UFCA na fase de pré-cadastro. Depois da análise dos recursos, será divulgado o resultado final da Chamada Regular, para só então ser convocada a primeira Lista de Espera, para preenchimento de possíveis vagas remanescentes. Cada lista de espera só é convocada após a divulgação do resultado final da lista anterior.

Confirmação de Matrícula

Em 2023, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), setor responsável pelo Sisu na Universidade, estabeleceu mais uma etapa para ingresso em cursos de graduação na UFCA: a confirmação de matrícula, prevista no edital do Sisu/UFCA.

O principal objetivo da adoção da confirmação de matrícula é evitar o desperdício de vagas em cursos de graduação por desistências ou por situações irregulares. Uma das possíveis irregularidades é a ocupação simultânea, na condição de estudante, de duas vagas em cursos de graduação, em instituições públicas de Ensino Superior em todo o território nacional – o que é proibido pela Lei Nº 12.089/2009. Além disso, a vacância por irregularidade após o processo do Sisu/UFCA deixa a vaga ociosa, sem que alguém que aguarda na lista de espera ou como suplente possa ocupá-la.

A confirmação de matrícula é uma etapa obrigatoriamente presencial, feita na Coordenação do Curso de escolha. O candidato ou a candidata deverá se direcionar à coordenação, em período determinado, portando documento oficial com foto. Lá, vai assinar uma lista de confirmação de matrícula.

Acompanhamento das etapas do Sisu/UFCA

Em sisu.ufca.edu.br é divulgado não só o edital, mas todas as convocações de cada etapa do processo de matrícula, seja Chamada Regular ou alguma Lista de Espera. Clicando em “editais vigentes” e na aba da edição da qual você está participando, é possível acessar a sua lista e acompanhar retificações, resultados, convocações e outros comunicados oficiais.

É possível obter informações adicionais e orientações sobre o Sisu/UFCA pelo correio eletrônico: sisu @ ufca.edu.br, nos dias úteis, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: UFCA

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário