Últimas Notícias
latest

Cachoeira de Missão Velha volta a jorrar após chuvas no Cariri


Foto e vídeo: Franzé D Aurora

A cachoeira de Missão Velha recebeu um grande volume de água com as chuvas de fevereiro e março na região do cariri e voltou a jorrar forte. A cascata, um dos principais pontos turísticos da cidade, ficou seca na maior parte do tempo nos últimos anos, graças aos impactos da seca devido às mudanças climáticas no Ceará.

Na região do cariri, as chuvas estão acima da média histórica neste mês de março. Porém, no entanto, a cidade de Missão Velha acumula 138.7 milímetros de precipitação desde o dia 1º, - 41.2% do que o esperado para o período.

Prognóstico da Funceme

O Ceará tem maior probabilidade de chuvas acima da média no trimestre de fevereiro a abril de 2023. Conforme o estudo realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme, as probabilidades são de 50% para precipitações acima da normalidade, 40% em torno dela e 10% para chuvas abaixo da média climatológica. O prognóstico indica ainda, alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no estado.

Ainda de acordo com o prognóstico, o previsto é resultado de modelos climáticos globais e regionais e com base em análises dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, os quais indicam, no oceano Pacífico equatorial central e leste, as condições que caracterizam o fenômeno La Niña.

Calendário das chuvas

Missão Velha registrou chuvas entre a noite dessa quarta-feira (15) e a madrugada desta quinta-feira (16). O Distrito de Jamacaru teve a maior chuva, com 25,4 milímetros. A sede do município recebeu 1,8 milímetros.

Previsão do tempo

A previsão para hoje é de precipitações pela manhã, tempo aberto no período da tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário