SITE-2-c-pia

Ceará antecipa vacinação contra a influenza para crianças


Foto: Ascom/SESA

A partir desta segunda-feira (27), o imunizante contra a influenza ou gripe poderá ser aplicado em crianças a partir de seis meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Ao todo, 284 mil doses já foram distribuídas aos 184 municípios cearenses. A iniciativa objetiva contemplar, pelo menos, 90% do público-alvo.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde (MS) começará somente no dia 10 de abril, mas o Ceará sai na frente devido ao aumento de casos de gripe decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado – a quadra chuvosa ocorre de fevereiro a maio. Por isso, a vacinação é a principal medida para evitar casos graves decorrentes da influenza.

Influenza

Influenza ou gripe é uma doença causada pelo vírus Myxovirus influenzae e se divide nos tipos A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a acarretar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar casos mais leves.

Os sintomas mais recorrentes são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza. O vírus é transmitido facilmente por gotículas de secreções expelidas por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

Como se prevenir além da imunização

Para reduzir os riscos de adquirir ou transmitir a influenza, a Saúde do Ceará recomenda a higienização frequente das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e procurar assistência médica caso os sintomas persistam por mais de sete dias são medidas importantes.

Ascom/SESA

Google Plus

Henrique Macêdo

0 Comentários :

Postar um comentário