SITE-2-c-pia

Professora de Aurora escreve livro "Leitura de fake news em sala de aula"


Foto: Divulgação

A professora natural de Aurora, pesquisadora, doutoranda e mestra em linguística aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Débora Leite de Oliveira, está lançando o livro "Leitura de fake news em sala de aula", em que investigou de que maneira a construção de sentidos realizada conjuntamente com estudantes de ensino médio de uma escola pública estadual pode favorecer o reconhecimento ou a descoberta de pistas (con)textuais que evidenciam falsas informações em publicações compartilhadas em redes sociais. A pesquisa foi realizada pela UECE, através do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada.

Fruto de uma pesquisa de mestrado, a obra foi produzida nos anos de 2020 e 2021 e orientada pela professora Dra Maria Helenice Araújo Costa.

Para a elaboração do trabalho, foram realizados estudos por meio de oficinas de leitura de maneira remota − em conformidade com as medidas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia de COVID-19.

De acordo com a autora, resultados da pesquisa apontam que foi possível construir conjuntamente sentidos e viver o evento textual a partir da interação entre o pesquisador e o grupo de estudantes da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, de Aurora, de modo a serem perceptíveis suas mudanças de concepção e postura em relação às fake news.

Débora Leite afirma que o livro é uma realização de um sonho. “Esse livro é a realização de um sonho, o de retribuir socialmente à comunidade, os aprendizados construídos no meio acadêmico, cujo espaço tive e estou tendo a oportunidade de acessar. A todos que participaram dessa caminhada, todo o meu respeito e gratidão”.

Lançamentos

Dia 5 de abril, quarta-feira, às 19h, na EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, em Aurora.

Dia 28 de abril, sexta-feira, às 19h, por meio do projeto da Associação de Escritores Cearenses-ACE, pela editora Luazul no Shopping Benfica, em Fortaleza.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.

Google Plus

Henrique Macêdo

0 Comentários :

Postar um comentário