Foto e vídeo: Mauro Barros

O Rio Salgado registra cheia com o acúmulo de água das chuvas das últimas 24 horas. Em Aurora, as águas do Salgado correm em direção a Icó para se encontrar com o Rio Jaguaribe, em seguida percorrem os municípios de Jaguaribe e Jaguaribara até chegar ao Açude Castanhão, manancial que abastece Fortaleza e região metropolitana. Daí a importância das chuvas no cariri e as cheias no Rio Salgado.

O aumento é bem significativo, conforme os registros da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

As cheias do Rio Salgado ocorrem após uma sequência de chuvas em Aurora e cidades da região Cariri. Nessa segunda (24) a chuva foi de 102,5 milímetros no município de Aurora, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os dados parciais sobre as chuvas registradas nesta terça em Aurora não haviam sido informados até o fechamento desta matéria na plataforma Calendário de chuvas, da Funceme.

Ainda segundo a Funceme, a previsão para esta terça-feira (14) é de tempo nublado com períodos de chuva no sul do estado, onde fica a bacia do Rio Salgado.

Para quarta-feira (15), o cenário é semelhante.

Açude Castanhão

O nível do açude Castanhão, o maior reservatório do Ceará, atingiu o melhor nível dos últimos oito anos, com 19,66% de volume nesta terça-feira (14). Em 2015, o volume se aproximou dos 16%, conforme o Portal Hidrológico.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.