Foto: Henrique Macêdo

A bacia do Rio Salgado, responsável pelo abastecimento hídrico de 23 municípios da Região do Cariri, apresenta um volume de água significativo neste mês de maio, alcançando 68,6% de sua capacidade máxima, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Essa quantidade de água disponível afasta a possibilidade de escassez de abastecimento na região.

Com uma capacidade de armazenamento de 447,7 hm³ (hectômetros cúbicos), a bacia atualmente conta com 307,0 hm³ de água. Dos 15 reservatórios presentes na bacia, apenas quatro estão com um volume inferior a 50% de sua capacidade máxima. São eles: Quixabinha (25,64%), Jenipapeiro II (25,09%), Atalho (32,64%) e Manoel Balbino (46,86%), localizados nos municípios de Mauriti, Baixio, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, respectivamente.

Esses números foram obtidos pelo Portal Aurora Notícias, que realizou o cálculo com base na soma da capacidade total dos reservatórios e nos dados mais recentes divulgados pela Cogerh - Bacia do Salgado, nesta sexta-feira (26). A situação atual da bacia do Rio Salgado traz alívio e segurança em relação ao abastecimento de água na região do Cariri.