Últimas Notícias
latest

Sesa realiza coletiva de imprensa sobre cobertura vacinal e cenário epidemiológico da Covid-19 no Ceará


Foto: Elon Nepomuceno

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou uma coletiva de imprensa para abordar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no estado e o atual cenário epidemiológico da doença. Com o objetivo de ampliar a vacinação em todo o território cearense, a Sesa está mobilizando os municípios para reforçar a imunização.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima (Tanta), ressaltou a importância de melhorar a cobertura vacinal no estado, especialmente entre crianças de seis meses a quatro anos. Apenas 32% das crianças nessa faixa etária receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que significa que quase 70% delas ainda não foram imunizadas. É essencial contar com o apoio da sociedade para proteger essas crianças e combater a desinformação sobre as vacinas.

Em relação à vacina bivalente, apenas 18,6% da população a partir dos 18 anos no Ceará recebeu a vacina. O secretário destacou que a atualização vacinal, especialmente com a vacina bivalente, não protege apenas contra o vírus original da Covid-19, mas também contra a variante Ômicron e suas subvariantes.

O estado do Ceará registrou 19.104 casos de Covid-19 este ano, com 2.809 casos diagnosticados somente em novembro. O aumento na positividade dos testes pode estar relacionado à circulação de variantes do vírus no estado.

Diante desse cenário, a Sesa recomenda que a população complete seu esquema vacinal, use máscaras em unidades de saúde e em casos de sintomas gripais, procure atendimento médico e faça testes quando recomendado por profissionais de saúde.

A campanha de imunização contra a Covid-19 será intensificada a partir de segunda-feira, dia 4, com foco na vacinação da população em geral e das crianças de seis meses a quatro anos.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário