Foto: Henrique Macêdo

A prefeitura de Aurora vai receber, nesta sexta-feira (20), cerca de R$ 514.035,14 referente ao segundo decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse recurso é repassado pela União às prefeituras, a cada dez dias, e corresponde a 22,5% do que é arrecadado com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O valor repassado deverá ser menor do que o esperado pela prefeitura. Isso porque, na interpretação do Tribunal de Contas da União, o TCU, os dados do Censo que ainda estão em andamento, registram população menor do que a projeção realizada pelo IBGE em 2018.

A distribuição dos recursos aos Municípios destinados a investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Censo Demográfico 2022

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Aurora chegou a 23.173 pessoas. O número foi calculado com base nos questionários do Censo Demográfico 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro e utiliza o resultado prévio, além de uma combinação de dados coletados e estimativas. A redução estimada da população aurorense de 2021 para 2022 foi de 5,67%. No ano passado, o município possuía 24.567 habitantes.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 98235-4046.